PROGRAMAÇÃO para crianças, adolescentes e grupo DE PAIS

Objetivos Gerais

  • Promover momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade. Proporcionando a integração da criança consigo mesmo, com o próximo e com Deus;

  • Oferecer oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, participativo, cidadão do Universo, e agente de transformação de si mesmo e do seu meio;

  • Oportunizar a compreensão das leis naturais que regem o Universo assim como o meio ambiente e a natureza, origem e destino dos Espíritos, e suas relações com o mundo corporal, por meio de atividades de grupo e oficinas lúdicas.

O Centro Espirita Lar do Amor oferece o "Serviço de Evangelização Infantojuvenil" para crianças de 3 a 14 anos e Grupo de Estudo para a Família, destinado a pais e familiares, ambos com atividades à luz da Doutrina Espírita e estímulo à sua vivência. O Programa da Evangelização, para atingir seus objetivos, foi associado ao Projeto de Integração e Vivência Evangélica, no qual será dada oportunidade da criança participar, exercitar na prática o conhecimento aprendido, com experiências individuais e coletivas, através de técnicas e dinâmicas, como rodas de conversas, dinâmica de grupos, debates de temas transversais com atividades reflexivas, atividades dinâmicas, harmonização, atividade criativa, auto avaliação etc., visando atender os objetivos da Evangelização. 

Horário: Aos sábados, de 10:00 às 11:30h.

 


PLANEJAMENTO PARA A EVANGELIZAÇÃO - 2024/2025

Encontros presenciais.

Sábados, de 10:00 às 11:30h

“A Educação convenientemente entendida constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a arte de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam as plantas novas...”

Allan Kardec

O Espiritismo apresenta um programa de esclarecimento e de renovação do Ser, iluminando consciências adormecidas, facultando o entendimento das Leis que regem a vida, e o porquê que tais e quais fatos acontecem durante nossa existência. Adquirimos confiança em Deus/Pai – o que nos traz tranquilidade, pois já não nos entregamos ao desespero nas horas difíceis. Somos convidados a combater duas enfermidades: o orgulho e o egoísmo. Somos convidados ao Bem, à Fraternidade, à Solidariedade – desenvolvendo Virtudes (potências da alma) através do Evangelho – o Pão Nosso de cada dia.



Metodologia:

"ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO PELO TRABALHO", de Mário Barbosa, é a metodologia utilizada que consiste na formação de grupos ou oficinas de atividades, onde a convivência é a categoria básica, primordial, da metodologia, pois a partir dela desencadeia-se todo o processo de relações que norteia o trabalho proposto. A convivência permite o desenvolvimento de atitudes fundamentais para efetivar-se o processo educativo proposto, que são a confiança, o afeto, a solidariedade e a responsabilidade, que serão as vigas-mestras do trabalho. Portanto, a Evangelização tem como finalidade estimular essas capacidades individuais, buscando desenvolver as potencialidades de cada criança.

Conviver significa com-viver, viver com, construir a vida com os outros, este é o pano de fundo no qual o processo de relação comunitária pode propiciar condições onde se desenvolva uma educação transformadora. É o espaço das relações interpessoais, grupais, familiares, etc. É nesse espaço de relações sociais que se processa a afirmação dos valores e virtudes: fraternidade, igualdade, liberdade, diversidade, justiça. E, esse espaço não é dado a priori, ele é um processo de construção progressiva, onde se exercita a prática desses valores, em que todos crescem socialmente, ou seja, é o que se constrói um com o outro, que gere confiança recíproca, em uma dinâmica sociopsicocultural e espiritual. (Livro Conviver para Amar e Servir, baseado em Mário C. Barbosa) 

 […] à Evangelização Espírita Infantojuvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã."

“O coração infantojuvenil é abençoado solo onde se deve albergar a sementeira de vida eterna. Preservá-lo com carinho, de modo a nele ensementar os postulados libertadores do Espiritismo, é dever que não pode ser postergado pelos educadores espíritas encarregados de cuidar das gerações novas.”  

(Apostila 'Entrevista com o Espírito Vianna de Carvalho', FEB, 30 anos da Campanha de Evangelização Espírita Infantojuvenil)